(Curso de Assist. Adm. ref. Mês de fevereiro 2010)
Objetivos
“Acredito que a diferença vital entre o sucesso e o fracasso de uma empresa pode freqüentemente ser atribuída à questão de até que ponto a organização aproveita bem a energia e o talento de seu pessoal. Que faz ela para ajudar as pessoas a achar um denominador comum que as aproximem? Como as mantém direcionada em torno de um mesmo Objetivo?"
Thomas J. Watson Jr
Objetivos são resultados quantitativos e qualitativos que a empresa precisa alcançar em prazo determinado, no contexto de seu ambiente, para cumprir sua Missão.
A importância da definição de Objetivos pode ser fundamentada pelas seguintes opiniões:
"Acredito que a diferença vital entre o sucesso e o fracasso de uma empresa pode freqüentemente ser atribuída à questão de até que ponto a organização aproveita bem a energia e o talento de seu pessoal. Que faz ela para ajudar as pessoas a achar um denominador comum que as aproximem? Como as mantém direcionada em torno de um mesmo Objetivo?"
Thomas J. Watson Jr. - IBM
"Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho lhe servirá.
Henry Kissinger
Segundo o experiente professor Raimar Richers, fundador da Escola de Administração de Empresas da FGV-SP, "Objetivos são essenciais à sobrevivência da empresa. Eles asseguram um mínimo - por vezes um alto grau - de unidade de ação ao seu corpo administrativo. Ao discuti-los e reformulá-los, eles nos ajudam a melhor equacionar perguntas, como:
1. Onde se situa a empresa hoje, e para onde vamos encaminha-la no futuro?
2. O que podemos esperar como resultados, ao agir desta ou daquela forma?
3. O que deve representar a empresa atualmente, e dentro de futuro previsível, para seus proprietários, seus públicos-alvo e para a sociedade a que pertence?"
Na opinião de John Young, presidente da HP, a bem sucedida Hewllet-Packard, os Objetivos são fundamentais:
"Os Objetivos da empresa são uma espécie de cola, o senso básico de direção que une todo mundo."
O Grupo Olvebra, que atua no Brasil desde 1960, ao comemorar 30 anos de atividades publicou um anúncio destacando a seguinte mensagem:
"Quando os homens caminham na mesma direção, surgem a esperança e o caminho."
Como já vimos, o conceito atual de Planejamento leva a empresa a construir o seu futuro.
Agora é chegado o momento de escolher o futuro a ser construído, e essa escolha deve ser feita através da definição dos Objetivos. Para orientar essa definição vamos utilizar três recursos:
1. Características dos Objetivos
- Coerentes
- Viáveis, porém desafiantes
- Aprazados
- Mensuráveis (quantitativamente e qualitativamente)
- Claros, explícitos e concisos
- Conhecidos e acreditados por toda a empresa
- Em número reduzido, para evitar dispersão
� Temas para Objetivos
Nossa experiência tem mostrado que antes de definir os Objetivos é fundamental selecionar os temas mais pertinentes à empresa.
George Steiner, da Universidade da Califórnia, no seu livro "Política e Estratégia Administrativa", afirma: "Um elemento importante do Planejamento Estratégico são os Objetivos. Afirmações simplistas como 'Nosso Objetivo é ter lucro', não dão uma direção adequada às atividades de uma empresa. No processo de Planejamento Estratégico, devem ser estabelecidos Objetivos específicos para vendas, lucros, participação de mercado, ROI - Retomo sobre Investimento e outros fatores relevantes para a empresa".
Peter Drucker, no artigo "O espectro da guerra de classes", revista Exame de 19/02/92, comentando o assunto Objetivos, afirma que as seguintes questões devem ser abordadas ao se definirem os Objetivos de uma empresa:
- Participação de mercado.
- Inovação.
- ROI - Retorno sobre Investimento.
Os seguintes temas tem sido os mais utilizados nos processos de planejamento:
- Crescimento
- Rentabilidade
- Participação de Mercado
- Produtividade
- Qualidade
Observação importante: "Quem tem cem Objetivos com c acaba sem Objetivos com s." Lembre-se disso ao definir Objetivos.
Concentre-se no que é essencial e estratégico para a empresa.
Indicadores de Desempenho para Objetivos
Além da seleção dos temas é importante definir Indicadores de Desempenho que permitam a posterior avaliação dos resultados alcançados.
Obs.: Para o Objetivo de Produtividade, os indicadores variam conforme o setor. O próximo quadro mostra alguns exemplos de indicadores.
Exemplos de Indicadores de Produtividade
Supermercados - Vendas / m2
Indústria Automobilística - Vendas / Nº Funcionários
Siderurgia - Toneladas Ano / Nº Funcionários
Bancos - Nº Clientes / Nº Funcionários
Locadoras de veículos - Vendas / Nº Funcionários ou Vendas / Frota
Para mobilizar os esforços na direção dos Objetivos, sugerimos que a partir dos quadros, os Objetivos sejam explicitados, da seguinte forma:
Objetivo de Crescimento - "Aumentar o faturamento em X % até ___________"
Objetivo de Rentabilidade - "Atingir a rentabilidade de Y % até _____________"
Objetivo de Participação de Mercado - "Ter Z % do mercado até ___________________"
Objetivo de Produtividade - "Aumentar a produtividade em K % até _________"
Objetivo de Qualidade - "Atingir o nível Q de qualidade até ______________"
Apesar do assunto "Objetivos" ainda ser considerado confidencial por muitas empresas, a experiência tem comprovado que os benefícios da divulgação interna e até externa, são maiores do que um possível custo de deixar chegar a informação aos concorrentes.
O Banco Nacional, no seu Plano Estratégico para o período 89/93, de acordo com a revista Exame de 13/12/89, definiu como o seguinte
Objetivo:
"Ser um dos 3 melhores bancos atuando no Brasil."
O McDonald's definiu um Objetivo audacioso para sua atuação no Brasil. Segundo Cícero Miele, em entrevista de 09/09/91, "O Objetivo é chegar na virada do século com 400 lojas no Brasil."
Isto significa que o consumidor brasileiro ganhará 30 novas lojas a cada ano, ou seja 2,5 lojas a cada mês. Vale lembrar que o McDonald's tem 12.500 lojas em 54 países com um faturamento anual de US$ 19 bilhões.
A Giorgio Armani, famosa etiqueta italiana definiu, com relação à rede de lojas A/X Armani, que o Objetivo é estabelecer mais 50 lojas nos Estados Unidos, até 1994, conforme reportagem da Gazeta Mercantil de 21/03/92.
SERVIÇOS DE FINANCIAMENTO LE-MERIDIAN. a empresa de empréstimo que me concede um empréstimo de 5,000,000.00 USD Quando outros investidores negligenciam minha oferta, mas o Le_Meridian Funding Service me concede um empréstimo de sucesso. eles fornecem soluções de financiamento para empresas e indivíduos que buscam acesso a fundos do mercado de capitais, podem ajudá-lo a financiar seu projeto ou expandir seus negócios. em 1- (989-394-3740) Boa intenção,
ResponderExcluir