sábado, 6 de março de 2010

EMPRESAS 2/4

Missão

"Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa."

Peter Drucke

Missão é o papel desempenhado pela empresa em seu Negócio.

Naturalmente você deve estar se indagando:

 

1) É importante identificar a Missão da empresa?
 

2) Qual a força de uma Missão bem explicitada?

 

3) O que se aprende ao identificar a Missão?

 

4) É fácil explicitar a Missão?

 

"Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa."

Philip Kotler

 

"Definir a missão de uma empresa é difícil, doloroso e arriscado, mas é só assim que se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando um desempenho ótimo."



Peter Drucker

Aprenda como se identificar a Missão de uma empresa.

Existe uma etapa da definição estratégica do Negócio, que cria uma moldura na qual a empresa precisa cumprir a Missão que justifique sua existência.

No quadro abaixo se permite visualizar a ligação Negócio/Missão. Tomemos como exemplo o Negócio "Energia". Várias organizações atuam nesse setor cada uma com sua Missão. Por exemplo, a Secretaria Nacional de Energia, tem uma Missão normatizadora e política. A Petrobrás, por ter monopólio, tem uma Missão exclusiva. Empresas como a Shell, Atlantic, Ipiranga, Esso e BR tem Missões semelhantes, pois atuam no mesmo "espaço". A Eletrobrás tem uma Missão de "holding", enquanto empresas como Furnas, Light, Eletropaulo, COPEL, CEMIG, CESP, etc., tem Missões semelhantes, porém atuações limitadas por âmbito geográficos. O quadro não pretende mencionar todas as empresas que atuam no Negócio de Energia e sim esclarecer a ligação Negócio/Missão.

 


Negócio ENERGIA


 


Secretaria Nacional de Energia


Petrobrás


BR Distribuidora


Shell


ESSO


IPIRANGA


ATLANTIC


TEXACO


 Eletrobrás


Furnas


Eletropaulo


CESP


COPEL


CEMIG


LIGHT


 


Para melhor esclarecer esse relacionamento, vamos considerar outro Negócio da Economia: Telecomunicações, onde várias empresas atuam com Missões independentes, complementares e concorrentes.
 

Existem algumas pergunta facilitadora que orientam na identificação da Missão:

 

A) O que a empresa deve fazer?

B) Para quem deve fazer?

C) Para quê deve fazer?

D) Como deve fazer?

E) Onde deve fazer?

F) Qual responsabilidade social deve ter?

 

 - Salientamos que nem sempre será necessário ou conveniente explicitar respostas para todas as perguntas, e nem necessariamente apresenta-las na ordem sugerida.
 
 - Como a Missão é a expressão da razão da existência da empresa, em um ambiente em crescente mutação, é fundamental dota-la de flexibilidade para que possa acompanhar as mudanças ambientais.
 
- Outro aspecto importante em relação ao tema é que a Missão deve ter "a cara da empresa", uma espécie de sua carteira de identidade.
 
- Recomendamos um questionamento periódico da Missão, avaliando sua validade no ambiente da empresa. Se for preciso mudar parte ou toda a Missão, é melhor fazê-lo do que enfrentar as rejeições naturais a uma empresa que não consegue justificar sua existência.
 
- A melhor maneira de assimilar o conceito de Missão e testar a validade das perguntas é examinar a seleção de missões a seguir apresentadas.
 
- Esta seleção formou-se através de permanente análise de relatórios anuais, posters, anúncios, reportagens, encartes, etc. e, sobretudo, pela atuação dos autores junto a empresas ansiosas por explicitar suas Missões.
 
Escolhemos como primeiro exemplo uma empresa que, além de ter sido pioneira na divulgação da sua Missão, dá significativa importância ao assunto.
 

Em 1990, quando faleceu Victor Civita, fundador da empresa,
a revista Veja de 29 de agosto, em sua edição mais importante
depois da primeira, precisava de uma capa de impacto para
registrar fato tão marcante na sua história. 
 
(A decisão foi colocar uma foto do fundador tendo como fundo
a Missão da Abril, gravada em letras douradas na parede da
entrada do prédio da empresa em São Paulo, como mostra a
próxima ilustração.
 
 
Em julho de 1991, no processo de Planejamento Estratégico do Sistema Jornal do Brasil, formado pelo Jornal, pela Rádio, pela Agência e pela Gráfica, a equipe do JB explicitou a seguinte Missão:
 
"Atuar no setor de comunicação, com o compromisso de informar com imparcialidade, garantindo a liberdade de expressão, contribuindo para o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida da sociedade."
 

O McDonald's explicitou assim sua "McMissão":

"Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável."
 

Imaginamos que você gostaria de testar as perguntas facilitadoras que sugerimos.

Vamos tomar como base a Missão da SLC explicitada em 1990, através de um processo participativo. Essa empresa é tradicional fabricante de máquinas e implementos agrícolas, sediada em Horizontina (RS), única sócia da John Deere, empresa líder mundial em máquinas agrícolas.
 

O que deve fazer a empresa?

"Desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços."

 

Para quem deve fazer?

"Destinam-se à agricultura."

 

Para que deve fazer?

"Visa à satisfação do cliente."

Como deve fazer?

"Usa tecnologia adequada e qualidade superior."

 

Onde deve fazer?

Considerando que a SLC atua no Brasil e exterior, decidiu-se não ser necessário explicitar o onde, com a preocupação de manter o texto conciso, para facilitar a assimilação e conseqüente utilização.

 

Qual responsabilidade social deve ter?

"Contribuir para o incremento da produtividade agrícola, respeitando o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente."

 

 

Reunindo as respostas acima chegou-se à redação de sua Missão que ficou assim explicitada:


SLC S.A. Indústria e Comércio

MISSÃO

A SLC S.A. indústria e Comércio, tem por missão desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços destinados à agricultura, com tecnologia adequada e qualidade superior, visando a satisfação do cliente, contribuindo para o incremento da produtividade agrícola, respeitando o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário