Missão
"Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa."
Peter Drucke
Missão é o papel desempenhado pela empresa em seu Negócio.
Naturalmente você deve estar se indagando:
2) Qual a força de uma Missão bem explicitada?
3) O que se aprende ao identificar a Missão?
4) É fácil explicitar a Missão?
"Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa."
Philip Kotler
"Definir a missão de uma empresa é difícil, doloroso e arriscado, mas é só assim que se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando um desempenho ótimo."
Peter Drucker
Aprenda como se identificar a Missão de uma empresa.
Existe uma etapa da definição estratégica do Negócio, que cria uma moldura na qual a empresa precisa cumprir a Missão que justifique sua existência.
No quadro abaixo se permite visualizar a ligação Negócio/Missão. Tomemos como exemplo o Negócio "Energia". Várias organizações atuam nesse setor cada uma com sua Missão. Por exemplo, a Secretaria Nacional de Energia, tem uma Missão normatizadora e política. A Petrobrás, por ter monopólio, tem uma Missão exclusiva. Empresas como a Shell, Atlantic, Ipiranga, Esso e BR tem Missões semelhantes, pois atuam no mesmo "espaço". A Eletrobrás tem uma Missão de "holding", enquanto empresas como Furnas, Light, Eletropaulo, COPEL, CEMIG, CESP, etc., tem Missões semelhantes, porém atuações limitadas por âmbito geográficos. O quadro não pretende mencionar todas as empresas que atuam no Negócio de Energia e sim esclarecer a ligação Negócio/Missão.
Negócio ENERGIA |
Secretaria Nacional de Energia |
Petrobrás BR Distribuidora Shell ESSO IPIRANGA ATLANTIC TEXACO |
Eletrobrás Furnas Eletropaulo CESP COPEL CEMIG LIGHT |
Existem algumas pergunta facilitadora que orientam na identificação da Missão:
A) O que a empresa deve fazer?
B) Para quem deve fazer?
C) Para quê deve fazer?
D) Como deve fazer?
E) Onde deve fazer?
F) Qual responsabilidade social deve ter?
O McDonald's explicitou assim sua "McMissão":
Imaginamos que você gostaria de testar as perguntas facilitadoras que sugerimos.
O que deve fazer a empresa?
"Desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços."
Para quem deve fazer?
"Destinam-se à agricultura."
Para que deve fazer?
"Visa à satisfação do cliente."
Como deve fazer?
"Usa tecnologia adequada e qualidade superior."
Onde deve fazer?
Considerando que a SLC atua no Brasil e exterior, decidiu-se não ser necessário explicitar o onde, com a preocupação de manter o texto conciso, para facilitar a assimilação e conseqüente utilização.
Qual responsabilidade social deve ter?
"Contribuir para o incremento da produtividade agrícola, respeitando o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente."
Reunindo as respostas acima chegou-se à redação de sua Missão que ficou assim explicitada:
SLC S.A. Indústria e Comércio
MISSÃO
A SLC S.A. indústria e Comércio, tem por missão desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços destinados à agricultura, com tecnologia adequada e qualidade superior, visando a satisfação do cliente, contribuindo para o incremento da produtividade agrícola, respeitando o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário